O que é e para que serve o durômetro?

durômetro

O durômetro é uma ferramenta usada para medir a resistência de diversos materiais em linhas de produção. Na prática, ele é extremamente importante para garantir a eficiência e a segurança em diversos ambientes fabris, assim promovendo diversas vantagens que incluem até um maior retorno financeiro. 

O que é um durômetro? 

Durômetro, como já citado, é um equipamento industrial, muito utilizado por companhias que trabalham com borrachas e plásticos. Sendo fabricado por diversas marcas, esse produto funciona através de softwares que garantem a precisão que esses itens devem oferecer. 

Para que serve um durômetro? 

Assim como explicamos anteriormente, o durômetro serve para medir a dureza ou a resistência de determinados materiais, principalmente de borrachas e plásticos. Em ambientes industriais, isso é fundamental para definir os graus de modificação de elementos e, assim, garantir que não haja danos durante os processos de fabricação. 

Falamos em detalhes sobre esses pontos no artigo Durômetros: conheça a importância destes itens, de abril de 2022. Nele, destacamos como a utilização desses produtos podem otimizar o funcionamento de setores inteiros além de garantir uma economia considerável de recursos. 

Também citamos como esses itens evoluíram ao longo dos anos. Afinal, atualmente, alguns modelos já são capazes de demonstrar com exatidão os graus de oposição de alguns materiais, aumentando a eficiência desses objetos. 

E como os durômetros funcionam? 

Para calcular todas as informações citadas acima, os durômetros aplicam uma carga direcionada a uma mola graduada que comprime e transmite essa força conectada a um indentador, que penetra na amostra. 

O resultado, como já falamos, é obtido através de análises aprofundadas de programas virtuais, assim garantindo maior precisão. 

Porém, para que esses dados sejam coletados e catalogados com ainda mais exatidão, é necessário seguir algumas dicas, já apresentadas em nosso outro material. São elas: 

  • Toda amostra deve possuir uma espessura mínima e, a cada teste, deve se respeitar uma distância de 6 mm. Vale destacar, ainda, que esse número pode variar de acordo com cada material; 
  • Não se deve medir repetidamente a mesma peça, justamente pelos motivos citados acima. Dessa forma, o resultado não deve ser impactado;
  • A força sempre deve ser aplicada o mais rápido possível, evitando que outros fatores interfiram no resultado de uma mesma amostra.
Saiba onde comprar dressadores

Onde comprar durômetros? 

Entendendo a importância desses produtos para diversas rotinas industriais, se torna ainda mais difícil adquirir esses itens, uma vez que isso deve impactar fortemente nesses setores. Por isso, é fundamental se aliar a companhias especializadas nesse tema, que ofereçam não somente objetos de qualidade, como também o suporte certo vindo de profissionais dedicados a esse meio. 

Nesse sentido, a Real Dressadores é a melhor opção. Há mais de três décadas atuando nesse segmento, a companhia cresceu e se fortaleceu nesse setor, se tornando uma das principais referências presentes no mercado. 

Aliando tecnologia de ponta com funcionários extremamente qualificados, a marca provou, na prática, como esses dois pontos juntos podem mudar a perspectiva de meios inteiros, assim aumentando e fidelizando seu corpo de clientes. 

Por isso, se estiver em busca de um durômetro, não perca tempo com iniciantes da área. Entre em contato com a Real Dressadores e solicite um orçamento, e atue em parceria com um dos melhores desse setor. 

Deixe um comentário