Durômetros: conheça a importância destes itens 

durômetro

Durômetros são medidores de resistência de materiais, usados principalmente em linhas de produção que trabalham com borracha ou plástico. Isso é feito através do direcionamento de pressão em um ponto fixo, que calcula esse dado em relação à profundidade de penetração no objeto testado. 

Durante suas primeiras aplicações, esses itens determinavam durezas baixas ou medianas, mas, atualmente, já conseguem demonstrar com exatidão diversos graus de oposição. Vale destacar, porém, que isso depende do modelo utilizado. 

Afinal, qual a importância dos durômetros? 

Na prática, os durômetros servem como um guia para determinar o grau de modificação que poderá ser feito em determinados materiais sem que eles sejam danificados e, consequentemente, perdidos. 

Como pode ser notado, além de economizar recursos, sejam eles financeiros ou de matérias-primas, a utilização dessas ferramentas é capaz de estabelecer os melhores caminhos para diversas linhas de produção. 

Um exemplo prático disso é a utilização dos durômetros para se calcular o grau de vedação de uma peça. Essa ação garante não somente a eficiência desses produtos, como também a segurança de indivíduos que vão manuseá-los. 

E como o durômetro funciona? 

A utilização dos durômetros é relativamente simples. Primeiro, o material que terá sua dureza determinada deve ser colocado em uma superfície horizontal, que normalmente já faz parte dessa máquina. 

Em seguida, uma carga é direcionada a uma mola graduada que, por sua vez, comprime e transmite essa parte dessa força conectada a um indentador, que penetrará na amostra. 

O resultado é obtido através de softwares que calculam esses números de maneira extremamente precisa. Somente a partir disso determinadas ações devem começar a ser executadas. 

Pontos importantes relacionados ao uso dos durômetros 

Existem alguns pontos que não podem ser desconsiderados ao se utilizar os durômetros, visto que podem modificar completamente os resultados de cada teste. São eles:

  • Toda amostra deve possuir uma espessura mínima e, a cada teste, deve se respeitar uma distância de 6 mm. Vale destacar, ainda, que esse número pode variar de acordo com cada material; 
  • Não se deve medir repetidamente a mesma peça, justamente pelos motivos citados acima. Dessa forma, o resultado não deve ser impactado;
  • A força sempre deve ser aplicada o mais rápido possível, evitando que outros fatores interfiram no resultado de uma mesma amostra. 
Onde comprar durômetros? 

Considerando que esses produtos possuem diversas características que podem interferir nos resultados apresentados e, consequentemente, nas linhas de produção envolvidas, é necessário direcionar investimentos apenas para companhias comprometidas e especializadas com esse tema. 

Nesse sentido, a Real Dressadores é a melhor opção. Em atividade há mais de três décadas, a empresa cresceu e se especializou junto aos mercados em que atua, principalmente na indústria de ferramentas diamantadas. 

Ganhou espaço e fidelizou clientes através de diversas qualidades, incluindo o atendimento e seus próprios bens e serviços, gerando um reconhecimento amplo nos setores automotivos, metalúrgicos, entre outros. 

Por isso, se pretende adquirir durômetros para a sua empresa, não perca a oportunidade. Entre em contato com a Real Dressadores e realize um orçamento com um dos nomes mais consagrados do mercado brasileiro. 

Deixe um comentário