Quais as aplicações do Rebolo Diamantado

https://www.realdressadores.com.br/blog/

O rebolo diamantado é uma ferramenta conhecida por conferir forma e acabamento para as peças, atendendo as necessidades de diversos setores, desde a construção civil (com o nivelamento dos pisos) até os processos de usinagem das indústrias. 

Para ajudá-lo a conhecer mais sobre essa ferramenta útil e versátil, a Real Dressadores reuniu neste artigo as aplicações do rebolo diamantado. Siga a leitura e saiba como o acessório pode beneficiar o seu negócio!

Rebolos diamantados

O que é rebolo diamantado?

O rebolo diamantado é uma ferramenta que conta com liga metálica no formato de disco e um corpo de diamante. Em geral, são utilizados para ajustar, cortar e aparar rebarbas de peças como: metais, vidros, cerâmicas ou aço. Dessa forma, o rebolo apresenta características como alta dureza e resistência.  

No mercado há diversas opções de tamanhos, níveis de qualidade, tipos e concentração de diamantes no rebolo diamantado. Cada modelo é indicado para atender as necessidades de uma matéria-prima específica ou setor.

Entenda o processo de confecção da ferramenta

Antes de saber todas as aplicações do rebolo diamantado e como pode ser útil para os seus projetos, é essencial entender a origem do material. Para confecção dessas peças há dois processos indicados: a prensagem a quente ou a frio. 

No primeiro método, os segmentos de diamantes são submetidos a um processo de sinterização em moldes sob alta temperatura e pressão. Depois disso, acontece a união entre o corpo e os segmentos diamantados, através de laser, mosaico ou técnicas de alta frequência. 

Por outro lado, a prensagem a frio une os segmentos ao corpo do rebolo pela técnica de pressão e, posteriormente, coloca os elementos em fornos de sinterização, para garantir a junção completa. 

Conheça as aplicações do rebolo de diamantes

Agora que você já conhece os principais pontos sobre rebolo diamantado, está na hora de saber quais são as aplicações dessa ferramenta requisitada na indústria e construção civil. A Real Dressadores reuniu as três utilidades mais comuns. Acompanhe!

  1. Rebolo diamantado: perfeito para garantir acabamento de peças

O acabamento das peças é, sem dúvida, uma das principais aplicações do rebolo diamantado. Nesse caso, a ferramenta faz parte do processo de usinagem para remover as irregularidades das superfícies, conferindo melhor acabamento. Além disso, o rebolo aumenta a durabilidade das peças e pode ser utilizado em diversos materiais, desde aço ao vidro. 

Rebolos diamantados
  1. Ferramenta útil para remoção de revestimentos

Outra alternativa é a aplicação do rebolo diamantado na construção civil, em técnicas para remoção de revestimentos, como: colas, tintas, papel de parede, resinas de epóxi e outros. Com esse método o acabamento é garantido e as superfícies ficam livres para passar por outros processos, sem ser necessário descartá-las. 

  1. Protagonista na fabricação e fiação de acessórios

Por fim, o rebolo diamantado favorece a fabricação de diversos materiais, como: serras, matrizes, moldes e fresas. Além disso, favorece a afiação, ou seja, o processo de afinar a ponta das lâminas dos instrumentos utilizados para usinagem, como: brocas, alargadores e muito mais!

Rebolos diamantados

Quer ficar por dentro de outras novidades sobre o mercado de ferramentas diamantadas? Continue acompanhando o blog Real Dressadores e curta nossa página no Facebook. Assim, você fica sabendo tudo sobre os produtos da loja Real Dressadores, dicas, tendências e muito mais em primeira mão!

Deixe um comentário